Relato e dicas da viagem a SÃO LUÍS E LENÇÓIS MARANHENSES

Estive em São Luís/MA em duas oportunidades, na última semana de dezembro de 2013, e, em abril último.

Na primeira ida já estava louca para conhecer os Lençóis Maranhenses, porém, ao tentar contratar o passeio, fui informada de que apenas uma lagoa estava cheia, sendo que a melhor época para conhecer o parque é após a estação das chuvas.  #chateada

Então, é aconselhável visitar os Lençóis Maranhenses após a época das chuvas, portanto após o mês de maio. Em setembro, as lagoas voltam a esvaziar, seguindo o período de seca. Contudo, como nosso clima anda muito temperamental, arriscamos visitar o parque dos Lençóis em Abril desse ano e nos deparamos com muitas lagoas cheias. #paraaNossaAlegria

Não entendi! Se você sabia que após junho era a melhor época para visitar os Lençóis, porque resolveu ir em Abril?! Por um motivo bastante convincente: UMA MEGA PROMOÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS bem na semana do feriado, e também por termos recebido um convite de hospedagem de um amigo do Felipe. #naAbadoMárcio

SÃO LUÍS/MA

São Luís tem um rico centro histórico, praias lindas e uma fartura de restaurantes deliciosos. Logo, vale muito a pena conhecer a capital maranhense.

Pelas manhãs, caminhávamos muito no extenso calçadão da Avenida Litorânea, que conta com uma boa infraestrutura de quiosques.

orla_sao_luiz_ma
Avenida Litorânea

As praias da cidade – Ponta D’Areia, Calhau – com frequência estão impróprias para o banho, então, optamos por passar os dias na praia ARAÇAGI, no município vizinho de SÃO JOSÉ DO RIBAMAR, a 19km do centro de SÃO LUIZ.

Praia muito bonita que, com a maré baixa, possibilita percorrer toda a sua extensão de carro.

sao_jose_do_ribamar_ma(02)

sao_jose_do_ribamar_ma sao_jose_do_ribamar_ma(01) DSC02028 DSC02049

Ainda, tiramos um dia para conhecer o centro histórico da cidade, que conta com mais de três mil imóveis tombados pelo IPHAN.  Praças, ruelas e largos altamente fotogênicos e que devem ser desbravados a pé.

centro_historico_sao_luiz centro_historico_sao_luiz_ma

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

lencois_maranhenses (5)

Lugar onde a foto não mente.

Sim, o que você já viu até hoje em revistas, sites ou panfletos publicitários é exatamente o que irá encontrar por lá.

lencois_maranhenses (3)

É uma obra de arte que muda ao bel-prazer dos ventos, uma formação geológica rara e única no Brasil. Uma imensidão de areia a perder de vista repleta de piscinas naturais.

lencois_maranhenses (4)

Primeiro, é preciso chegar em São Luís e de lá pegar um transporte para Barreirinhas (260Km), cidade base para conhecer a região. É lá que você encontra a maior quantidade de pousadas, hotéis e agências de turismo, que irão lhe auxiliar a conhecer os lençóis.

De Barreirinhas até a sede do Parque Nacional somente com transporte guiado autorizado, já que não há sinalização – dunas e lagoas se deslocam pela ação do vento-.

atoleiro_lençois_maranhenses
Levemente atolado
transporte_lencois_maranhenses
Conforto apenas para quem está na cabine…rs

O percurso: Barreirinhas – travessia pelo Rio Preguiça de Balsa – estrada de areia com muita emoção, córregos e buracos – ponto de acesso às Lagoas Azul e Bonita – e o passeio continua a pé.

dunas_lençois_maranhenses banho_lagoas_lencois_maranhenses (1)

Vá preparado para escalar muitas dunas, sob um sol escaldante, sem uma sombra sequer. Pensando nisso, optamos pelo passeio à tarde para contemplar o pôr do sol entre as dunas e lagoas.

por_do_sol_lencois_maranhenses_ma (2)
A clássica foto do S2 não poderia faltar!
por_do_sol_lencois_maranhenses_ma (1)
E as fotos ficaram um pouco “embaçadas” pois o celular estava com capa para mergulho…
lencois_maranhenses (1)
Com um cenário desses coagi Felipe a tirar muitas fotos espontaneamente românticas!

por do sol lencois ma lencois_maranhenses lencois_maranhenses (2) lencois barreirinhas ma banho_lagoas_lencois_maranhenses (3) banho_lagoas_lencois_maranhenses (2)

lagoa_cristalina_lencois_maranhenses

Outro passeio imperdível de um dia inteiro é pelo RIO PREGUIÇAS, passando pelo município de Vassouras, onde ficam os pequenos Lençóis e a Tenda dos Macacos.

barreirinhas_rio_ma rio_preguicas_ma (2) rio_preguicas_ma

Uma das paradas é no povoado de Mandacaru para visitar o Farol Preguiças, onde é possível avistar o encontro do Rio com o mar, porém, chegamos no horário do almoço e estava fechado. #nemqueriasubir160degrausmesmo

rio_preguicas_ma (1)

O destino final na foz do rio é a PRAIA DE CABURÉ, um vilarejo com um restaurante, muito sol e praia selvagem E SÓ! O mar é delicioso para banho, porém não há um guarda-sol sequer. Tomamos um banho de mar, almoçamos por lá e voltamos a Barreirinhas.

praia_do_cabure_ma (1) praia_do_cabure_ma (2) praia_do_cabure_ma (3)

A beleza dos Lençóis me deixou emocionada e recomendo muito o passeio. Só não vá esperando infra-estrutura de primeira, mas o espetáculo da natureza certamente o fará esquecer de qualquer luxo ou conforto!

Ps.: deixo aqui nosso agradecimento ao anfitrião Márcio, que nos fez sentir VIP’s.

Anúncios

5 comentários sobre “Relato e dicas da viagem a SÃO LUÍS E LENÇÓIS MARANHENSES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s