Sugestão para a páscoa: BACALHAU NO AZEITE fácil e surpreendente!

Minha primeira aventura com bacalhau foi atendendo um pedido de Felipe que, depois da cerveja, do açaí, da picanha suculenta, do tacacá, do filhote no tucupi, do lanche de leitão do André, bacalhau é a iguaria que ele mais gosta.

Geralmente, quando vou a um restaurante e gosto muito de um prato, tento incansavelmente reproduzi-lo em casa, e meu primeiro bacalhau, inspirado no DI PARMA aqui de Cuiabá, foi o BACALHAU ÀS NATAS, sem modéstia, um sucesso.

Receita completa com fotos, AQUI.

Apesar de parecer um pouco “trabalhosa” podem seguir de olhos fechados essa receita que dará certo.

Repeti esse BACALHAU ÀS NATAS tantas vezes que enjoamos, então, reiniciei minha saga por outra preparação que nos agradasse tanto quanto.

DI PARMA novamente e adoramos o BACALHAU À BRÁS, puxado no azeite com batata cozida, pimentão e cebola.

Pesquisei várias receitas e a que mais gostamos foi essa: BACALHAU CONFITADO.

Muito fácil! Qualquer aspirante na cozinha faz e surpreenderá seus comensais.

Fiz minhas adaptações e o resultado foi esse:

bacalhau_azeite_confitado (2)bacalhau_azeite_confitado (3) bacalhau_azeite_confitado (4) bacalhau_azeite_confitado (5) bacalhau_azeite_confitado (7) bacalhau_azeite_confitado (9) bacalhau_azeite_confitado (1) bacalhau_azeite_confitado (12)

Bom, estávamos satisfeitos com essa última receita de BACALHAU, tanto que Felipe pediu para incluí-la no menu semanal, suas palavras foram: “Nossa, comeria esse bacalhau TODOS OS DIAS”!

Um belo domingo somos convidados por um casal de amigos a darmos “um pulinho” na CHAPADA DOS GUIMARÃES para almoçarmos e, como bons comedores que somos, esse convite foi irrecusável.

E a escolha foi o famoso RESTAURANTE ESTILO especializado em BACALHAU. Resenha completa desse restaurante AQUI.

Uma surpresa gastronômica para todos. Os pratos servem 3 ou 5 pessoas, pedimos um prato para 3 e serviu bem nós 4.  Um lombo de bacalhau com ótima textura e bem apresentado.

Bacalhau_Chapada_MT

Voltei pra casa com um desafio: REPRODUZIR ESSA RECEITA!

Afinal, ter que encarar a estrada para matar a saudade daquele bacalhau não estava nos meus planos. (sangue nos olhos!)

BACALHAU RÉPLICA DO RESTAURANTE ESTILO

Rendimento: duas pessoas

Ingredientes:

500 g de lombo de bacalhau ou duas postas

Fica a seu critério comprar já dessalgado e prezar pela praticidade ou dessalga-lo em casa. Eu prefiro realizar o demolho em casa, pois deixo o bacalhau na medida do sal de nosso paladar.

Como? Lave o bacalhau e o deixe 24h de molho na geladeira, trocando a água a cada 3 horas.

Tomatinhos a gosto

Dentes de alho

1 folha de louro

Mini cebolas

1 pimenta de cheiro

Azeitonas pretas

Pimenta do reino em grãos (uns 5)

Brócolis

Batatas “bolinha” ou médias

Muito azeite de boa qualidade (500ml), o suficiente para cobrir as postas de bacalhau (aqueles azeites “seleções” são uma sugestão, pois o sabor do azeite irá penetrar no bacalhau, logo, quanto melhor, melhor)

Preparo:

  1. Lave e cozinhe as batatas com casca em água com um pouco de sal até ficarem macias (uns 15 minutos se as batatas forem médias).
  2. Descasque as cebolas e as cozinhe também em água com uma pitada de sal, até que ela comece a ficar transparente. Se tiver uma panela a vapor, melhor ainda.
  3. Cozinhe o brócolis no susto, jogue em água fervendo, 2 minutos e retire.
  4. Corte os dentes de alho em lâminas e frite em óleo quente. Cuidado para não queimar o alho, fique de olho. Se quiser simplificar, coloque os dentes de alho inteiros e com casca na travessa, também ficará delicioso.
  5. Montagem na travessa: acomode as postas de bacalhau, regue com metade do azeite, acomode o restante dos ingredientes, regue tudo com o restante do azeite. Certifique-se que as batatas, cebolas e brócolis ficaram bem “sujinhos” de azeite, depois de assados eles ficarão com uma “casquinha” crocante.
  6. Detalhe: deixe para colocar o alho frito despois que o bacalhau sair do forno, senão murcha. Acredite, experiência própria!rs
  7. Observação: não cozinhar o bacalhau antes, ele vai do demolho direto pra panela, isso garantirá um bacalhau com ótima textura, sem o aspecto comum do bacalhau desfiado.
  8. Forno na menor temperatura por 1h a 1h30min. Vez ou outra, abra o forno e regre os legumes que ficaram de fora com o azeite da travessa.
  9. Sirva com arroz branco.
Bacalhau_azeite_delicios_facil (3)
Não ficou parecido?! E o sabor praticamente igual, o segredo é apenas utilizar ingredientes de qualidade!

Bacalhau_azeite_delicios_facil (2)Tirei a foto, fui comparar com o bacalhau “original” e putz!! Esqueci das azeitonas. Coloquei as benditas, voltei ao forno por 10min e a fome era tanta que esqueci de tirar outra foto com as azeitonas….Bacalhau_azeite_delicios_facil (1)

Viram só?! Receita fácil e deliciosa que não fará você derramar sequer uma gota de suor! Ainda dá tempo de testá-la no almoço de amanhã… Feliz Páscoa a todos! :*

Anúncios

Um comentário sobre “Sugestão para a páscoa: BACALHAU NO AZEITE fácil e surpreendente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s