2015 mais organizado – Fase 2.1 – organizando a mala de viagem

Conforme prometi na última postagem sobre organização da viagem, aqui estão minhas dicas de como eu organizo as malas de viagem masculina e feminina. Dicas gerais e específicas para quem for pra praia.

Antes de tudo:

Dica de quem já teve sua mala extraviada por três vezes: sempre que realizo uma viagem fotografo cada camada da minha mala, pois, em eventual extravio da bagagem será muito mais fácil comprovar em juízo o valor do prejuízo.

MALA MASCULINA

1º Selecionar os sapatos, limpar com pano úmido, armazenar em sacos de TNT e acomodar no fundo da mala. Se a viagem é para praia bastam: um chinelo bacana, um tênis muito confortável para longas caminhadas e um “sapatênis”.

2º Também no fundo da mala vão os cintos.  No nosso caso, levo apenas um cinto despojado e de cor neutra.

3º Nos espaços que sobram, preencho com rolinhos bem apertados de meias (um par a cada dois dias), cuecas (2 por dia), sungas de banho (4, pois só tem essas mesmo) e bermudas que não amassam (2 por dia).

Rolinhos?! Sim, organizando as roupas dessa forma, além de conseguir mais espaço na mala suas roupas amassam bem menos.

organizando_mala_masculina3

4º Agora é a hora da calça jeans. Levo apenas uma calça, geralmente de cor clara, já que ele viajará com uma calça jeans escura. Na praia nunca foi preciso mais que isso.

Observe na foto que a calça fica metade dentro e metade fora da mala, isso é para que não amasse.

organizando_mala_masculina4

5º Por cima da calça, rolinhos das camisetas (2 por dia, 1/3 gola polo, 1/3 dri-fit e 1/3 de algodão) e das bermudas brim/sarja(1 a cada três dias).

organizando_mala_masculina5

6º Dobre a barra da calça sobre as camisetas.

organizando_mala_masculina6

7º Uma camisa descolada e uma camiseta de algodão de manga comprida (para o caso de uma saidinha mais glamourosa ou uma noite mais fresquinha).

Tente dobrar essas peças para que fiquem o mais esticadinhas possível, como estão no topo da mala irão amassar pouco.

Dica para desamassar camisas SEM ferro de passar: leve sempre um cabide na mala, na hora do banho quente, coloque a camisa no cabide e pendure no banheiro. O vapor do banheiro irá ajudar a desamassar sua camisa.

organizando_mala_masculina7

8º Organize a nécessaire, e a acomode no topo da mala. Geralmente levo: shampoo 2×1, protetor solar, repelente (sim, na praia é muito mais caro adquirir esses itens), um saquinho com algodão e cotonetes, sabonete no porta sabonetes,  fio dental, desodorante, aparelho de barbear,  um perfume suave.

Obs: apesar do creme dental e da escova de dentes estarem na foto, esses itens carrego na bolsa de mão/mochila.

Detalhe: sempre coloco a nécessaire dentro de dois sacos plásticos, para proteger as roupas em caso de vazamento de algum produto.

o_que_levar_necessaire

9º Por fim, levo sempre na mala uma bolsa de mão bem “vagabundinha” que volta com as roupas sujas.

organizando_mala_masculina8

10º Cadeado na mala sempre (aqueles lacres das cias aéreas podem ser facilmente rompidos e substituídos) e um cadeado extra para o caso de ser necessário despachar a mala de mão.

Dica para não ter surpresas em caso de ficar hospedado em pousadas simples ou hostel: ao sair sempre deixe seus pertences mais valiosos na mala fechada com o cadeado. Se possível, leve também uma corrente e deixe sempre sua mala acorrentada à cama (pode ser uma corrente leve como aquelas de prender cachorro).

organizando_mala_masculina9

MALA FEMININA

Segue os mesmos princípios de arrumação da mala masculina.

Sapatos, bolsa de praia, cintos e aparelhos elétricos. Sapatos: um tênis confortável, uma sandália de salto médio e cor nude, 2 rasteirinhas, 1 chinelo mais arrumadinho, 2 sapatilhas e 1 chinelo havaianas.

organizando_mala_feminina2

2º Bermudas e saias jeans, roupa de dormir, roupas de ginástica, cangas/saídas de praia.

Bermudas e saias jeans/malha/algodão: calculo uma peça por dia.

Uma camisola bem leve (já que na praia viro um camarão) para até 7 dias de viagem está ótimo.

Um conjunto de roupa de ginástica para cada três dias de viagem (legging + camiseta dri-fit + top + meia). Levo poucas peças, pois esse tipo de roupa é fácil de lavar no próprio hotel e seca com muita facilidade.

Geralmente nem levo canga de praia, pois gosto de comprar no local da viagem para usar e guardar de recordação. Já as saídas de praia levo uma a cada três dias.

organizando_mala_feminina3

3º Calça jeans (apenas uma  bem básica).

organizando_mala_feminina4

4º Um vestido “arrumadido” pra curtir a night e blusas variadas, de preferência de tecidos que não amassem com facilidade (chifon, seda, cetim, renda, tricot, algodão).

Levo duas blusas por dia, uma básica para o dia e outra melhorzinha para noite.

organizando_mala_feminina5

5º Um saquinho de lingeries e outro para os biquínis.

6º Como sou “chata”, levo também uma toalha de banho, chapéu de praia com proteção UV, nécessaire com os produtos que pesam e/ou que não podem ir na bolsa de mão, alguma leitura extra (tenho sempre uma leitura na bolsa de mão).

organizando_mala_feminina7

7º Bolsa extra ou saco para armazenar roupas sujas.

Dica pessoal: na mala tento sempre levar o estritamente essencial. Na cabine, a bolsa companheira de sempre e uma mala de mão praticamente vazia, pois sempre voltamos com mais peso. A mala da ida dificilmente ultrapassa 15kg (sempre peso em casa).

Ufa, que postagem longa… mas, espero que possa ajuda-los de alguma forma nas próximas viagens. 😉

Anúncios

2 comentários sobre “2015 mais organizado – Fase 2.1 – organizando a mala de viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s