Rosbife aromático e prático!

Esta receita fiz especialmente dedicada a mais nova sofredora, digo, moradora de Cuiabá/MT, a Duda (minha leitora mais pink)!

Claro que não só ela, mas todos que gostarem de uma carne prática, gostosa e com mil utilidades, serão beneficiados com a receita do ROSBIFE AROMÁTICO*.

* OBS sobre o nome das receitas: Geralmente, quando quero cozinhar algo diferente, pesquiso muitas fontes – livros, sites, programas de TV -, faço alguns testes, modifico algumas coisas e tchãnammm… nasce um prato! E, depois, eu invento um nome, o primeiro que me vem na cabeça, ou no paladar e não me preocupo em ser original (rs).

Vamos ao que interessa!

A estrela de hoje é o FILÉ-MIGNON.

Aqui em casa Felipe fica encarregado de comprar, limpar e cortar as carnes (tenho que reconhecer, ele é fera e tem uma paciência de Jó pra fazer isso). Eu fico com a parte organizacional (pra variar), separo tudo em pequenas porções, etiqueto com data, nome da carne e tipo de corte (tournedos, medalhões, escalope, pedacinhos, para rosbife) e congelo.
20141127_165101

A limpeza do filé (um peça tem em torno de 2kg) consiste em retirar toda a chamada lâmina prateada (um tipo de membrana esbranquiçada) e gordurinhas, até que fique mais ou menos com esta aparência:

filé limpo

Pela foto, percebe-se que o filé divide-se em ponta – corpo – cabeça. Sendo o rosbife o coração da peça (um pedaço de tamanho mais uniforme), entre os números 2 e 3, de acordo com o desenho abaixo.
cortes filé

A ponta cortamos em pedacinhos (emincé), que geralmente utilizo em receitas como yakisoba, strogonoff, sanduíches tipo Beirute, picadinho com legumes, macarronada, etc. O restante, cortamos em escalopes (fatias finas, cerca de 70g o pedaço) e medalhões (100g mais ou menos, em formato redondo e mais alto). Esses últimos cortes geralmente preparamos na frigideira, pouco azeite, temperados na hora, sal e pimenta apenas, depois, incremento com algum molho (bechamel, gorgonzola, mostarda, madeira, ervas).

Agora sim, a receita.

ROSBIFE AROMÁTICO

Ingredientes:

1 pedaço de filé já limpo e cortado

1 maço de tomilho fresco bem picado – pode ser feito sem o tomilho, daí a receita é só rosbife, maasss essa erva agrega valor. Ah, detalhe, se pensar em substituir por outra erva, veja se ela aguenta altas temperaturas, senão correrá o risco de detonar sua receita com gosto de mato queimado.

Sal grosso moído na hora (a gosto)

Pimenta moída na hora (a gosto)

DSC02810

Modo de preparo:

 1. Unte o filé-mignon com azeite para aderir os temperos.

2. Em um pilão, macere o sal, a pimenta e o tomilho, o suficiente para cobrir a superfície da carne. Role a carne sobre a mistura, e aperte os temperos com as mãos para eles “grudarem na carne”.

DSC02812

3. Acenda o forno em temperatura alta.

4. Aqueça uma frigideira antiaderente com 2 colheres de sopa de óleo e coloque a carne para selar (virar até que todos os lados da carne fiquem dourados e formem uma crosta).

DSC02814

5.Transfira a carne para uma assadeira ligeiramente untada com óleo  e leve ao forno médio por 25 a 30 minutos (muita atenção para não chamuscar os pelos da face ao abrir o forno). Detalhe: se por acaso sua frigideira tiver o cabo em inox, que não derrete e pode ir ao forno, melhor ainda, menos uma panela pra lavar depois (já estou cantando o noivo por uma dessas, kkk).

DSC02817
E esse alho aí?? Obra do Sr. Felipe…

6. O ponto ideal do rosbife é rosado e suculento (mas tem quem prefira bem passado também), então, o tempo de forno irá depender do seu gosto. Porém, carne ressecada, não dá!

7. Depois de assado, deixar o rosbife descansar fora do forno por uns 10 minutos antes de servir (para os líquidos se acomodarem no interior da carne).

DSC02818DSC02819

Esse preparo também pode ser realizado na noite anterior. Depois de assada a carne, deixe esfriar e leve inteira à geladeira. No dia seguinte, o rosbife ficará mais consistente e melhor para cortar em fatias bem finas (o ideal é uma faca elétrica, outro sonho de consumo meu, rs), excelente em saladas e sanduíches.

Anúncios

2 comentários sobre “Rosbife aromático e prático!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s