MELASMA, pra sempre ao seu lado! (dicas e meu tratamento)

Ah, se o melasma fosse um homem, seria daquele tipo safado, que não te abandona nunca, desaparece e te faz esquecê-lo, mas quando resolve chegar, chega chegando e bagunça toda sua vida.

Bem que poderia ser um romance, e seria ao estilo de “Cinquenta tons de cinza”, literalmente, pois que ele surge como um leve sombreado até se transformar na máscara do zorro.

Uma grande amiga me apresentou esse vilão, e quando eu a ajudei domá-lo, ele resolveu se vingar e grudou em mim feito tatuagem.

Parece engraçado, mas quem sofre disso sabe que não é. A verdade é que o melasma é perene, no máximo esconde-se por algum tempo e sequer precisa de exposição ao sol para dar as caras na sua cara.

 Antes de tudo, o que é melasma? Um tipo de mancha amarronzada, bordas e tons irregulares, que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face, e, também principalmente, em mulheres.

cão melasma
Apenas pra ilustrar!

Em mim as manchinhas aparecem na testa rente aos cabelos, na bochecha esquerda em formato de asa de borboleta e sobre o buço. (eu já tirei várias fotos durante o tratamento, pra acompanhar a evolução, mas apaguei todas)

Ainda bem que sempre amei maquiagem, o que ajuda muito a disfarçar esse incômodo.

Confiram o meu antes e depois: maquiagem

A dica aqui é comprar uma tonalidade de base mais escura que sua pele. É mais fácil e imperceptível escurecer levemente o rosto do que tentar clarear o melasma com corretivo! E as bases Dermablend ou MAC são ótimas (em se tratando de maquiagem, só invisto em bases mais caras, o resto vai de vult mesmo). 

Para esclarecer, já que alguém pode estar pensando: “isso que dá não usar protetor solar”!

Eu digo: querida(o), desde que eu me entendo por gente uso protetor solar mesmo na sombra (antes, fator 30, atualmente, 80).

coice
Desculpe, tenho que descontrair, pois esse assunto é muito sério!

Sobre os fatores que podem desencadear o melasma, segundo artigo publicado pela dermatologista, Dra. Joana C. Brack, no portal “MD Saúde“: “a causa exata do melasma não é conhecida, mas há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal, os principais.”

E a Dra. conclui que, “NENHUM filtro solar protege 100% da radiação solar e que pessoas com melasma conseguem escurecer suas manchas com uma quantidade mínima de sol. “

Sobre os tratamentos, desde que o melasma apareceu em minha vida, na volta das férias em 2012, já testei muita coisa, e o que mais  deu resultado foi a hidroquinona (segundo a lenda, a mesma química que branqueou  Michael Jackson), combinada com alguns ácidos.

Cuidado! A hidroquinona, se utilizada em excesso, pode deixar de fazer efeito e até provocar alergia. No meu caso, não pretendo ficar 100% livre dos melasmas, e só utilizo a fórmula manipulada quando a pigmentação das manchas se torna difícil de ser disfarçada com maquiagem. Bom, mas esse é o meu método, e, ter uma pele branquinha, não é meu sonho de consumo. (mas esticadinha e livre de rugas, sim kkkk!)

Porém, até conseguir encontrar uma arma eficaz no controle do melasma, consultei alguns dermatologistas, fiz experimentos terríveis na minha cara (do tipo que perde toda a pele do rosto, fica super vermelho e sensível, você se enche de esperanças e nasce uma pele novinha, lisinha, mas manchada!).

tratamento melasma
E eu pensei que não tinha nenhuma foto do tratamento.

Lembrem-se, a consulta ao(s) dermatologista(s) é fundamental, cada caso é um caso, e a hidroquinona não é fórmula mágica, até porque só o dermatologista saberá qual percentual é o mais indicado para seu caso, dependendo da profundidade da mancha.

E esse meu último tratamento – que gostei  muito – foi indicado pela Dra. Fernanda Aguirre Bottura, aqui de Cuiabá/MT, que tem um BLOG – AQUI -, cheio de dicas ótimas e, na maioria, com produtos de farmácia, cujo único defeito é não atender planos de saúde.

Quando cheguei em seu consultório, em fevereiro deste ano (passado o choque de ver a pele perfeita que ela ostenta), a verdade é que minha autoestima estava castigada por esse melasma monstrengo. Lá, ela me acalmou, dizendo que isso é bem comum.

beijinho no ombro

Após minha choradeira, ela avaliou as profundezas da minha pele (e eu vi as áreas com mais predisposição ao melasma, mesmo as que ele ainda não apareceu), e também disse que sou muito careteira (= pessoa que tem a cara musculosa), simplificando, ao sorrir ou falar os músculos do meu rosto produzem muitos vincos, quando se é jovem, isso significa que você é muito expressiva, mas, quando se chega aos 30, isso significa que você poderá se tornar uma jovem enrugada. E eu que cheguei apenas preocupada com o melasma, saí de lá também preocupada com as futuras rugas!

rugas
Nãoooo!!!!

Por isso, além dos ácidos, para o tratamento das manchas, ela receitou cremes anti-idade, e  uma fórmula oral que favorece a longevidade e previne o aparecimento/aumento do melasma.

Levei dias para decorar toda a minha nova rotina de beleza, vamos lá:

1º Lavar o rosto com o sabonete DERMOTIVIN soft espuma (ele limpa suavemente e você não fica com aquela sensação de pele ressecada, adorei!)

2º Borrifar ÁGUA THERMAL (Vichy ou La roche Posay) (além de refrescar e hidratar a pele, especialmente se você deixá-la na geladeira, te faz sentir muito rica e fina!)

3º Pela manhã: ainda com a pele úmida, aplicar o ácido do melasma, o anti-idade Redermic Hialu C++, Redermic Hialu C específico para a área dos olhos, e protetor solar anthielios 60 couvrant cor 2, nessa ordem;

Detalhe nº 1: quem sofre de melasma não adianta usar o protetor solar branquinho, tem que ter uma coloração pra reforçar a proteção. Destaco que o protetor solar é necessário até pra quem, como eu, fica trancafiado dentro de casa, afinal, a luz do computador, das lâmpadas, da TV, também castigam.

Detalhe nº 2: não gostei desse protetor que ela indicou e hoje utilizo um outro da Roc, fator 80, ele não tem coloração, mas passo base e pó depois dele, todos os dias, mesmo ficando em casa. Explico, esse protetor Anthielios é muito grudento e, como transpiro muito e ainda moro em Cuiabá, ele fica escorrendo e manchando minha roupa. Além disso, Felipe ficava a todo momento falando que tinha algo esquisito na minha cara).

4º Tomar a dose da pílula da beleza* que Dra Fernanda receitou e outra de colágeno em cápsulas, também indicada por ela.

* Essa pílula é divina e não abro mais mão dela. Basicamente, a fórmula consiste em: luteína, DMAE, picnogenol, ácido elágico, polipodium leucotomas.

Pela noite: sabonete, água termal, outro ácido para o melasma, noturno e mais potente, Redermic Hialu C e Redermic Hialu C específico para a área dos olhos.

Nem preciso dizer que esses produtos me custariam os dois rins, o pâncreas e as córneas, se comprados aqui no Brasil. Mas, consegui tudo isso por apenas um rim, com o site Sweetcare. E, como Deus existe, não caí nas garras do leão. Thank’s God!

Bom, esse post ficou bem longo, mas voltarei com esse tema outras vezes, já que a batalha contra o melasma é diária e por toda vida. Não se acanhe e comente!

Anúncios

6 comentários sobre “MELASMA, pra sempre ao seu lado! (dicas e meu tratamento)

  1. Nossa amei tudo isso que vc falou, super criativo e com ótimas informações parabéns, seria possível vc dizer a fórmula da cápsula que contém, picnogenol, dmae, luteina etc??? Aguardo 😘

    Curtir

    1. Olá Cristiane, fiquei muito feliz por seu comentário. Atualmente, troquei a fórmula, mas com os mesmos princípios ativos. Assim que localizar a receita lhe informarei por e-mail os componentes, exceto as quantidades, pois varia muito pra cada pessoa. Toda vez que vou ao dermato me é prescrita novas quantidades, pois o melasma vai e volta, mas nunca nos abandona (ele é melhor que rexona, kkk). Bjs e boa sorte com o tratamento, o importante é nunca desistir ou abandonar os cuidados com a pele.

      Curtir

  2. Ola Priscila! Queria saber se você poderia me passar esta fórmula… Acabei de voltar do Ceará e meus melasmas vieram com tudo! Seria legal poder usar um suplemento via oral pra complementar 😉

    Curtir

    1. Olá Flávia, sei muito bem o quanto o melasma é capaz de estragar nossas férias na praia. Mas, o jeito é sempre recorrermos ao dermatologista para tentar clarear essa zona cinzenta. Quanto à fórmula que uso, por questões de segurança/saúde, só posso lhe informar os principais princípios ativos, no caso da pílula da beleza: picnogenol, luteína e DMAE. Os ácidos são a base de hidroquinona. É essencial que você consulte um dermatologista e pode sugerir essas substâncias na sua fórmula, mas a combinação e a quantidade terá que ser prescrito por um profissional e de acordo com sua necessidade. Não desista, há solução! Boa sorte e obrigada por comentar!

      Curtir

  3. Primeiramente, amei o seu blog! Parabéns! Bem, sinto que a amiga que lhe apresentou o melasma fui eu rsrs (“sicintindu” culpada rs)…Continuo na batalha contra ele até hoje hehehe…Por último, uma dica que julgo ser importante: Quem pretende ou já faz uso de produtos com hidroquinona, ficar atento, pois a hidroquinona, ainda que utilizada somente na pele, pode causar deformações no feto. Dica de praticamente todos os dermatologistas e endocrinologistas que já consultei (e digo que não foram poucos rs), se pretende engravidar, interrompa imediatamente o uso de produtos que contenham hidroquinona; se engravidar acidentalmente enquanto utiliza o produto, interrompa o uso imediatamente também. Prevenção nunca é demais…#ficaadica.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Super, mega, hiper feliz com seu comentário. Sua opinião é e sempre foi muito importante pra mim, não só aqui, mas em todas os aspectos da minha vida. Não se sinta culpada, esse incômodo iria aparecer uma hora ou outra, pelo menos eu estava preparada quando isso aconteceu, graças a sua ajuda.
      Importantíssima a sua dica! Continue enriquecendo este espaço. Te amo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s