Roteiro de Viagem – 9 dias no Sul da Bahia

Não haveria tema melhor para inaugurar este espaço, VIAJAR!

Apesar da natureza do blog ser “navegar sem rumo”, quando eu penso em viajar a primeira coisa que providencio é um roteiro, um mapa e telefones úteis da região. Alguns dias de pesquisa em vários sites e blogs são necessários. Felipe providencia as passagens, antecipa o check-in online e confia todo resto a mim, da hospedagem, organização das malas e programação (típico).

Nossa forma predileta de viajar é: independência (= sem agências) + gastando pouco + andando muito + experimentando tudo.

Bom, aqui vou disponibilizar o roteiro que levei em mãos para desbravar por lá, no próximo post irei RELATAR o que realmente fizemos, considerando os imprevistos.

—-

Roteiro de viagem – SUL DA BAHIA

Período: 21 a 29/10/2014.

Local da hospedagem: Arraial D’Ajuda, POUSADA LÁ NA MAGIA. (mapa turístico do centro de Arraial aqui)

Terça, dia 21: Chegada no aeroporto por volta das 8h (Graças a GOL chegamos 13h). Programação: conhecer a PRAIA DE MUCUGÊ (a mais próxima da pousada) e explorar o centro de Arraial pela noite (Ruas Bróduei e Mucugê).

Quarta, dia 22: ARRAIAL D’AJUDA ECO PARQUE – PROGRAMA PARA O DIA INTEIRO. O parque está localizado na Estrada da Balsa, ao lado do centro de Arraial. Ingresso individual: R$ 95,00. Alimentação não inclusa. No período da viagem funcionará nos dias 22, 23 e 24/10. Horário de Funcionamento: 10:00 às 17:00hs.  Assim que entrar no parque alugar um armário para guardar os pertences, preferencialmente próximo às piscinas. Não esquecer o protetor solar e chinelo havaianas.

Quinta, dia 23: PRAIAS DA REGIÃO. (caminhando)

PRAIA DO PARRACHO. Na maré baixa forma uma larga faixa de areia. Também é muito frequentada por mergulhadores.

PRAIA DA PITINGA a uma hora de caminhada da Praia do Mucugê. Também pode pegar uma Van no centro de Arraial até a Praia da Pitinga, pois há uma rua que dá acesso bem no começo dos quiosques.

PRAIA DE TAÍPE. A última praia de Arraial.Para chegar, só andando. Da praia do Mucugê até Taípe é uma caminhada de quase duas horas. Você pode cortar esse tempo pegando uma Van até Pitinga e caminhando a partir dela.

Sexta, dia 24: PRAIA DO ESPELHO.

Localizada a 12 kms de Itaporanga BA, localizado a 22 kms de Caraíva e 20 kms de Trancoso. Na BR-101 siga as indicações rodoviárias para  chegar em Trancoso. A 6 kms de Trancoso há o trevo Caraíva x Trancoso, continue pela estrada de terra, após cruzar o Rio dos Frades chegará na Aldeia Imbiriba distante apenas 1 km de Itaporanga. Siga as indicações até chegar a Portaria do Outeiro das Brisas e Parque Municipal Marinho da Praia do Espelho a 10 kms, entrada a esquerda, mais 3 kms e você chega ao estacionamento da Praia do Espelho. (Obs: estrada de terra e perigosa depois do trevo de Caraíva. Não ir se chover no dia anterior. Passeios fretados por volta de R$ 60,00 por pessoa, mais consumação mínima em barraca para utilizar ducha e banheiro. Alugar carro, levar lanche e utilizar o mar para todo o resto).

Sábado, dia 25: TRANCOSO. Ir de van ou ônibus.

“QUADRADO”: casario colorido ao redor da Praça São João, considerado um dos mais valiosos sítios históricos do sul da Bahia. Nele estão instalados as lojas e os restaurantes mais requintados da região.

PRAIA DOS NATIVOS – O rio Trancoso deságua aqui, formando uma lagoa. A praia é a mais próxima da vila e é frequentada, em especial, pelos hóspedes das pousadas Estrela d´Água, Uxua e Tangará.

PRAIA DOS COQUEIROS – também próxima da vila, a praia dos Coqueiros tem recifes, coqueirais, movimento de excursões e muitas barracas de praia.

PRAIA RIO DA BARRA – Repleta de coqueiros, a bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser explorada a pé, a partir da praia dos Nativos (segue sentido Arraial).

PRAIA RIO VERDE – é sossegada, não atraindo grupos de excursões. Fica a 15 minutos a pé da praia dos Coqueiros, à direita do Quadrado.

PONTA DE ITAQUENA – Extensa e com piscinas naturais na maré baixa, Itaquena exige resistência – uma hora e meia de caminhada partindo da praia do Rio Verde.

Domingo, dia 26: ROTA DO DESCOBRIMENT OFF. (Transporte: ônibus e pernas)

CENTRO HISTÓRICO DE PORTO SEGURO: primeiro núcleo habitacional do Brasil. Instalado no topo de uma falésia na orla,- destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade); e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro. (OBS.: é possível chegar caminhando a partir da balsa. Realizar o passeio guiado, negociando o valor).

COROA VERMELHA: local que foi celebrada a primeira missa no Brasil (uma enorme cruz no local). Visitar as barracas de artesanato.

SANTA CRUZ CABRÁLIA: visitar a cidade histórica e terminar o dia na praia.

Segunda, dia 27: TRANCOSO. Com tantos atrativos, um dia será pouco por lá. Repetir o que foi bom e/ou conhecer o resto.

Terça, dia 28: SANTO ANDRÉ. Local do CT da Alemanha. Praia calma e rústica, sem estrutura. Há um passeio de barco pela região que vale a pena. (Obs: melhor ir de carro e levar lanche)

Quarta, dia 29: MUCUGÊ, PITINGA (despedida). LIVRE, vou pensar se deixo o Felipe decidir o que fazer

ONDE COMER EM ARRAIAL: PAULO PESCADOR, MORENA FLOR, CANTINHO MINEIRO, ROSA DOS VENTOS, PORTINHA, ELE E ELA. (pesquisar dicas para experimentar as comidas típicas com os nativos)

Aguardem a próxima postagem, mas já destaco que será longa, com fotos e especificação dos gastos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s